quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ruinas do Castelo Garcia D'ávila













Ruinas do Castelo Garcia D'ávila;

Considerado a primeira construção portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, apresentando características medievais e tendo suas ruínas transformadas em um misto interessante de museu e parque. É um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real. Foi abandonado em 1835 e já se apresentava em ruínas na metade do século XIX.
Representado hoje por suas ruínas, que foram totalmente restauradas, a construção tem como atrativos a Capela de Nossa Senhora da Conceição e passarelas que possuem uma maravilhosa vista da Praia do Forte até Itacimirim. 
A construção do Castelo da Torre de Garcia D’Ávila foi dividida basicamente em duas etapas: a primeira corresponde à construção da capela (que permanece extremamente conservada), com paredes de tijolos, à base de óxido de alumínio, a alumina. Na composição da massa dos tijolos, também entram produtos para evitar contrações excessivas que poderiam originar rachaduras, usando areia ou o quartzo.
Já a segunda metade da construção corresponde ao próprio castelo, erigido em alvenaria de pedra e que se desenvolveu simetricamente em torno de um pátio de honra, em estilo renascentista, onde uma escadaria dupla conduzia ao primeiro pavimento.
Ao caminhar pelas ruínas do castelo em si e entre as suas grossas paredes de alvenaria de pedra, a água é o principal veículo de transporte dos agentes agressores tornando este tipo de pedras bastante vulnerável. Os microrganismos, como os fungos, as algas, os líquenes e as bactérias, que se constituem sob condições propícias de humidade e de luz, podem ser prejudiciais ao nutrirem-se dos sais e matérias que retiram do próprio material em que se fixam. Alguns organismos segregam ácidos e outros químicos capazes de dissolver alguns componentes das pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário