quarta-feira, 12 de junho de 2013

Desvendando a incrível beleza da Praia do Forte.


















Projeto Tamar, Salvador-Bahia
O Projeto Tamar localizado na Praia do Forte (Salvador - Bahia - Brasil) foi criado em 1982. Ocupa uma área de dez mil metros quadrados.

Criada pela APA do Litoral Norte, tem a finalidade de preservar tudo aquilo que o homem destruiu. Principalmente as tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro que ocorriam alto risco de extinção.
O projeto trabalha principalmente em focar a importância na preservação destes répteis.
Antigamente as tartarugas sofriam grandes ameaça devido à pesca, coleta de seus ovos depositados pelo litoral e matança excessiva. O que acaba causando um grande percentual de tartarugas mortas em terras brasileiras. Com o Projeto Tamar essa situação vem mudando, pois ele alerta toda a população que habita nessa localidade que esses répteis são de total importância para natureza como todos os seres presentes nela. Hoje em dia para que não haja furto dos ovos e os filhotes desovem tranquilamente os participantes do projeto colhem os ovos até a sua fecundação e logo após libertam os filhotes no mar. Aos poucos a triste realidade vem mudando, mas ainda há muito trabalho pela frente!
A coleta de ovos por pessoas que não estão vinculadas ao projeto prejudica a natureza e o seu ciclo biológico de forma bruta. Pois, acaba havendo o desequilíbrio da vida. Onde os futuros filhotes acabam morrendo antes mesmo de chegar à vida.
A preservação do ambiente marinho deve ser responsabilidade de cada ser humano. É necessário que haja a conscientização através da educação ambiental. Preservar é necessário! Métodos como não jogar lixo próximo ao mar, não ter esgoto ligado à correnteza e diversas outros métodos para que mude essa situação degradável da falta de fauna marinha fazem toda a diferença. Devemos conservar aqueles que é nos dado e amar tudo que nos cerca, principalmente a natureza.

Até a Química está presente em belos locais como no litoral, prova disto é areia que é um material de origem mineral dividido em grânulos, composta basicamente por dióxido de silício. A composição da areia é variável de acordo com a rocha que originou-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário